terça-feira, 24 de novembro de 2015

Projeto Inclusão e Arte na cidade de Herval


O Projeto “Inclusão e Arte” é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, através do CRAS- Centro de Referência de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Turismo, Desporto e Lazer. O projeto conta ainda com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e da Saúde. A iniciativa é pioneira no município e visa promover a inclusão social, artística e cultural, através de Oficinas permanentes ministradas por profissionais habilitados e reconhecidos.

As Oficinas são abertas a pessoas de todas as idades, porem a meta principal é envolver crianças e adolescentes carentes ou em situação de vulnerabilidade social, oferecendo uma alternativa concreta para afastá-las do mundo da violência e das drogas, além de abrir as portas para formação de novos talentos locais.

O projeto busca atender novos públicos, mas também oferecer um novo espaço para acolher grupos já atendidos pelas políticas assistenciais da prefeitura. Tais como: estudantes das instituições de ensinos municipais e estaduais, Grupo da Terceira Idade, Lar do Idoso, APAE, Grupo de Mulheres do Interior, populações assentadas da reforma agrária, etc.

O Projeto “Inclusão e Arte” faz das Oficinas de teatro, música, coral, dança, pinturas, canto, da cultura tradicionalista, etc. ferramenta e caminho para aproximar as pessoas e gerações, assim como avançar na promoção da igualdade no âmbito do município.

Uma parte do projeto é itinerante, levando as atividades onde as pessoas vivem. No entanto, outra parte é realizada na Casa Das Oficinas CTRL – A. Ou seja: tal projeto inaugura uma nova política pública de assistência social e de cultura, além de inaugurar também um novo e importante espaço público em Herval para abrigar um processo inédito de inclusão e arte.


CRAS/CASA DAS OFICINAS

“INCLUSÃO E ARTE”

O PROJETO NASCEU APÓS A 1° SEMANA DA CULTURA NO ANO DE 2013.

REALIZAÇÃO: Prefeitura Municipal de Herval; Secretaria de Assistência Social; CRAS.

COORDENAÇÃO: Assessoria para Políticas de Cidadania Cultural e Artística.

OBJETIVO DO PROJETO:
·        
       ARTE-INCLUSÃO: Promover a Inclusão através da Arte e Cultura.
·         ARTE-TERAPIA: Promover o combate á doenças, através da Arte. Exemplo: Depressão, Portadores de necessidades especiais dos diferentes níveis.
·         MÚSICA-TERAPIA: Promover o combate á doenças através da música. Exemplo: Exemplo: Depressão, Portadores de necessidades especiais dos diferentes níveis.
·         ECO-ARTE: Promover o debate da importância da sustentabilidade, através da Arte.
·         ECO-MÚSICA: Promover o debate da importância da Prevenção do Meio Ambiente.
·         ARTE-EDUCAÇÃO: Ajudar a promover o desenvolvimento Educacional, assim trabalhando na “Transformação da Estrutura Escolar”.

OFICINAS: Grafite, Desenho, Teatro, Fotografia, Cinema, Cavaquinho, Contrabaixo, Guitarra, Violão, Bateria, Dança de salão, Dança Livre, Tradição Gaúcha, Literatura, Canto, Educação Musical, Dança de Rua, Teoria Musical, Artes.

OFICINAS QUE JÁ FEZ PARTE DO PROJETO: Gaita, Teclado, Dança do Ventre, Livro Artesanal, Percussão, Composição Musical.

OFICINAS QUE ESTÃO DENTRO DA PREVISÃO PARA 2016: Arte Terapia, Música Terapia, Artes Plásticas, Cultura-Afro, Capoeira, Eco-Música, Movimento Hip Hop, DJ.

PROJETOS DE PARCERIAS COM AS ESCOLAS: Grupos de teatro, Grupos de Dança, Grupos de Percussão, Grafite e Desenho.

PROJETOS NA CASA DAS OFICINAS: Banda de Rock( CTRL – A), Banda de Reggae (Onda Reggae), Roda de Samba (Casa das Oficinas), Orquestra de Violões (Violões da Cidadania), Banda de Rock Infantil ( Control Rock), Grupo de Dança Livre, Grupo de Dança de Rua, Grupo de Dança Tradição Gaúcha, Grupo de Dança de Salão.

PARCEIROS E APOIADORES DO PROJETO: Todas as Instituições Educacionais do Município de Herval; Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer; Secretaria de Saúde; Secretaria de Educação e APAE.

EVENTOS REALIZADOS PELO PROJETO:
·         Semana da Cultura
·         Mostra de Curtas
·         Chimarock
·         Mateada Sócio-Cultural(Encontro de Projetos Sociais)
·         Dança na Rua Herval
·         Dia do CTRL - A

EVENTOS COM PREVISÃO PARA 2016:
·         Sarau CTRL – A
·         Herval em Cena (Teatro, Dança, Cinema)







Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário