quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Entrevista com o DR. Mailson Futado, Escritor e Ator Teatral direto do Ceara - CE


- Pode começar por falar um pouco de si?

Sou Mailson Furtado, ator, diretor, dramaturgo, produtor cultural, cirurgião-dentista e cearense nascido na cidade de Cariré, mas residente em Varjota, cidade da zona norte do estado, localizada a 269 km da capital, Fortaleza. Nasci em 15 de março de 1991 e agora completo meu tempo redigindo o que se transporta da cabeça à mão. Faço teatro e foi a partir desse exercício que ganhei um grande apreço pela arte da escrita. Escrevo do pouco que vejo e vivo. Não tenho tema algum para o conjunto de minha obra, pois meus temas são instantâneos. Minha escrita é meu espelho ou retrato de mim e do meu tempo, como vejo quase todos outros. Não sou poeta de classes, mas de quem ler e de quem sente. E após de mostrar essa auto avaliação, digo que isso foi possível por entender meu espelho através do que já escrevi.



- Quando e como você entrou no meio artístico?

Comecei na literatura e nas artes por conta da música, tentando imitar ou ao menos chegar próximo das composições de Renato Russo - minha grande influência enquanto artista. Na época, meados de 2003-2004, como não sabia tocar nenhum instrumento, os rascunhos foram virando poemas e assim comecei de fato a levar a poesia e a literatura um pouco mais a sério.
Apesar de ter conhecido inicialmente a poesia, o que veio a me apresentar como escritor ao grande público, foi o teatro, quando fundei a CIA Criando Arte de Varjota - CE em 2006, que estreou com meu texto Loteria 2 2 2 e a partir daí não parei mais.


 - De que forma o teatro influencia sua vida?

O teatro mudou a minha forma de ver o mundo e as artes, e mudou completamente minha vida, não à toa há mais de uma década, pratico. O fazer teatral me possibilitou criar consciência crítica por conta do incentivo à leitura, além de dar a oportunidade de criar e manter inúmeras relações sociais.


- Fale um pouquinho sobre sua vida literária? Projetos já realizados e futuros?

Hoje tenho uma coleção de pouco mais de 900 poemas, com dois livros publicados, um em 2012, Sortimento, e outro em 2014, Versos Pingados. Mais de 10 peças escritas, algumas ainda inéditas, destaco algumas como: Loteria 2 2 2; Com dinheiro na cabeça, na alegria ou na tristeza; Ninguém me ama, somente ela...; A riqueza de uma quase madame; Amor à primeira lida.
Em 2013 lancei meu primeiro livro de contos e crônicas, de título CONTO A CONTO, sendo uma compilação de 11 textos escritos entre 2009 e 2012.
Outro importante marco em 2013 foi à criação do Grupo Literário Pescaria em Varjota, o primeiro da cidade para estudos e produções literárias, este que se reúne semanalmente nas manhãs de sábado, à margem do Rio Acaraú, e já possui além de um jornal “aperiódico”, duas publicações, uma em 2014, uma Antologia poética, O Cambo e uma em 2015, antologia do prêmio literário realizado pelo grupo.
Quanto ao futuro há alguns projetos, principalmente voltados à poesia, além de um projeto de caráter de pesquisa histórica que faço em parceria com um amigo, que conta sobre a vida artística de nosso lugar de origem.


- Deixe-nos uma mensagem.

Gostaria de agradecer ao espaço ao grande Leonardo, para a difusão e apresentação de meu trabalho. Espaços como este são cada vez mais necessários para que nós, artistas, possamos apresentar o que produzimos, já que a mídia o nega.
Obrigado de verdade.


PS.: Convido-os a acessarem as páginas:
http://opescaria.blogspot.com

Confira alguns vídeos:














Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário